Entrevista de emprego: consultor fala como ter sucesso na luta pela vaga. - Recruitment

Blog

Entrevista de emprego: consultor fala como ter sucesso na luta pela vaga.

Quando um currículo é selecionado, o candidato automaticamente já começa a entrar em pânico para a segunda etapa: a entrevista de emprego. E isso não é motivo de desespero. Encarar o momento como um bate-papo e ser autêntico são algumas técnicas que auxiliam no resultado positivo. Mas, ficar atento aos detalhes é o que vai garantir o seu sucesso.

A ideia dessa conversação é observar o perfil do pretendente à vaga e, por isso, o comportamento antes e depois também são avaliados. Uma boa conversa com o recrutador é capaz de apresentar o que um currículo não exibe.
“Chegar atrasado e não se desculpar por isso, falar mal das outras empresa que passou ou, após a entrevista ficar pressionando o entrevistador, demonstram falta de compromisso, ingratidão e insegurança. Essas características podem desmanchar uma trajetória curricular impecável”, orienta o especialista em recrutar pessoas, Alenilson Barbosa.
Falar a verdade e não mentir sobre o histórico profissional e pessoal agregam valor à sua classificação. “Ser objetivo e específico nas respostas demonstra confiança e veracidade, o que ajuda a somar pontos. Podemos dizer que o recrutador quer saber um pouco além dos lugares em que o candidato trabalhou, mas sem ser invasivo em sua vida pessoal, o foco do assunto é comportamento em equipe e a personalidade do futuro colaborador”, explica Barbosa.
Lidar com a rejeição não é fácil quando se está buscando uma nova oportunidade de trabalho. Ouvir um “não” é difícil, mas é fundamental encarar isso como algo natural e não desanimar para as próximas entrevistas. “Pedir um feedback é uma excelente forma de aprender a lidar com as ‘fraquezas’ e aprimorar os pontos positivos para outras ocasiões”, finaliza o consultor.
A Recruitment oferece o serviço de Simulação de Entrevista que prepara o profissional através de uma simulação por telefone e presencial e envia um feedback com pontos fortes e de melhorias. Clique no botão abaixo e solicite esse serviço.

 


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *