Relate suas experiências e aumente suas chances de contratação

Blog

Relate suas experiências e aumente suas chances de contratação

Qual o verdadeiro valor das nossas experiências? Se elas forem boas, podem significar muito. Funciona desta maneira em qualquer área da nossa vida, especialmente no âmbito profissional. O aprendizado acumulado, aliado às práticas e vivências, aquece as nossas habilidades e são valorizados na contratação.

Ao descrever o currículo, é importante que as experiências anteriores estejam representadas, mesmo as que não ultrapassaram os 90 dias de contrato experimental. É relevante falar sobre o que vivenciou para que o recrutador avalie a sua capacidade e principalmente interesses. Não tenha vergonha de falar sobre estágios e o período em que foi trainee.

Mas, quem nunca trabalhou na vida, como vai falar de experiências anteriores? Basta avaliar o que você fez na época da escola, o que tem sido feito no início da faculdade, se já atuou como Jovem Aprendiz, lembrar os cursos extracurriculares e mais uma série de atividades que agregam conhecimento técnico. Se você esteve envolvido em algum trabalho voluntário, também vale mencionar.

Cada experimento deve ser relatado, priorizando atributos como comunicação, liderança e trabalho em equipe. Você pode ainda citar o intercâmbio de países, escolas e até mesmo aquele trabalho temporário, caso tenha sido desenvolvido. Jamais tente enganar o recrutador.

Contratos Temporários X Contrato Experiência

Trabalho Temporário são serviços extraordinários contratados com prazo determinado. Muitas vezes, é uma grande oportunidade para quem está em busca de um emprego fixo. Afinal, quando o prazo do serviço se encerra, o colaborador pode ser convidado a permanecer na empresa com um novo contrato de efetivação. Já o contrato de experiência possui um limite máximo de 90 dias e é, a partir dele, que serão avaliadas as aptidões do profissional e a capacidade técnica.

Dica

Ao final do contrato, temporário ou por experiência, não esqueça de relatar em seu currículo os seguintes dados: nome da empresa, segmento de atuação; período de experiência (ano e mês de entrada e saída); atividades desenvolvidas e os resultados alcançados.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *