A importância das Avaliações Psicológicas nas Corporações - Recruitment

Blog

A importância das Avaliações Psicológicas nas Corporações

As avaliações psicológicas, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia, são processos de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos. São resultantes da relação do indivíduo com a sociedade e para a sua aplicação usa-se estratégias psicológicas, denominadas de métodos, técnicas e instrumentos.

Uma dessas ferramentas são os testes psicológicos, que são instrumentos de predição ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se em um método ou  técnica de uso privativo do profissional da área de psicologia. Este procedimento consiste em coletar amostras de comportamento relevante para o funcionamento cognitivo, afetivo, ou interpessoal.

O psicólogo responsável pela aplicação dos testes precisa estar em dias com suas obrigações perante o Conselho Regional de Psicologia. Aristela Lemos, psicóloga organizacional da Recruitment, complementou que a etapa é simples e quem está participando deve ficar tranquilo.

“Os aspectos comportamentais e cognitivo são os principais fatores de  impacto no desempenho do indivíduo e nos resultados obtidos dentro da organização; por isso, é preciso usar a avaliação psicológica para analisar como a performance ou aprendizagem estão sendo conduzidas, a fim de analisar o desempenho dos colaboradores”, explica Aristella Lemos, psicóloga.

Essa avaliação pode ser realizada antes da  contratação ou em caráter periódico, visando classificar o conhecimento do candidato para tentar predizer se o desempenho dele condiz com as necessidades da corporação contratante e assim influenciar na tomada de decisões. Existem diversos tipos de testes para verificar o desempenho do profissional  e eles podem ser usados  para medir as mais variadas funções cognitivas, como a atenção, memória, raciocínio lógico, capacidade verbal, de interpretação e muitos outros

recruitment_ImgInternaDoBlog_AcaliacaoPsicologica (1)

A Recruitment oferece o serviço de avaliação psicológica para seus clientes, que podem contratar no botão abaixo. Alenilson Barbosa, CEO da Recruitment, garante a excelência no serviço. “Todos os testes são validados pelo Conselho Federal de Psicologia e podem ser aplicados dentro da instituição, evitando o deslocamento da equipe. Também contamos com profissionais especialistas na área”, finaliza.

QUERO CONTRATAR


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *