O que fazem os promotores de vendas?
Quando você vai ao supermercado e vê promotores de vendas representando uma indústria ou marca imagina o quanto de trabalho e proatividade aquela função exige deles? Essas pessoas atuam diretamente com o objetivo de alavancar as vendas de marcas e produtos em seus pontos de vendas (PDV). Inclusive solucionando problemas dos consumidores.
Os clientes varejistas são diferentes, com expectativas específicas e querem ser tratados com exclusividade. ”Às vezes, as expectativas até são as mesmas, mas o promotor precisa estar atento ao perfil do cliente e para isso, o profissional de atendimento deverá reconhecer alguns dos vários tipos de clientes varejistas existentes”, explica Flaubert Bismarck, facilitador do curso de Formação para Promotores de Vendas .
Sabemos que nem todos os problemas são resolvidos da mesma forma e, após descobri-los, o promotor de vendas deverá prever como essa solução pode impactar de forma positiva o cliente. O promotor também deve fazer o trabalho de monitoramento dos concorrentes dentro dos canais de venda. “O profissional é responsável por reportar à indústria algumas informações como o preço e promoções promovidas pelo concorrente, o potencial de venda e pontos de melhorias de cada estabelecimento, resultados de determinada campanha”, complementa Bismarck.
Atuação dos Promotores de Vendas
O trabalho do promotor de vendas, basicamente, organiza-se em quatro áreas:
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Reposição: Trabalha na loja e atua como suporte, mantendo sempre o estabelecimento abastecido dos produtos que ele representa. O promotor também é responsável pela organização do merchandising (técnicas de exposição do produto no ponto de venda) e também por encontrar espaços apropriados e de destaque para os produtos;
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Atendimento: É a função do promotor que fica voltado para o consumidor. Esse profissional é o responsável por atender no PDV, ativar promoções, demonstrar produtos, promover degustações e pode também tirar dúvidas de clientes sobre questões técnicas;
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Venda: Nessa função, o promotor fica responsável por auxiliar os vendedores da loja nas negociações com clientes. Ele deverá estar sempre a postos para dar suporte no que for necessário para o fechamento da venda.
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Auditoria: É o promotor que vai avaliar o andamento das ações no PDV. Ele fica responsável por verificar, por exemplo, como está sendo feito o atendimento, se os produtos estão expostos de maneira correta, se a comunicação está bem organizada etc.
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