Como conseguir o primeiro emprego? - Recruitment

Blog

Como conseguir o primeiro emprego?

Início de carreira é quase sempre difícil, pois muitos jovens não conseguem emprego porque não têm experiência profissional.

Mas como conseguir essa experiência se ninguém der a primeira chance?

Para ajudar na conquista desse objetivo, trouxemos algumas sugestões, que vão te ajudar a impulsionar o início da sua vida no mercado de trabalho.

Vamos lá?

 

  • Desenvolva suas habilidades para ganhar vivência na prática

Pegue o que você sabe fazer e pratique. Na hora de conversar com um recrutador, você terá exemplos para falar sobre o seu perfil e também resultados para mostrar.

Você pode prestar serviço em plataformas online como a Trampos.com, Freelancer, GetNinjas, 99freelas e a Workana, que conectam empreendedores e profissionais autônomos, oferecendo um ambiente online no qual as pessoas podem trabalhar e receber por isso.

É uma maneira de criar um portfólio para apresentar e ganhar vivência de mercado por conta do dia a dia em contato com os clientes.

 

  • Faça trabalhos voluntários

Os trabalhos voluntários são ótimas oportunidades para você entender como o mercado funciona e colocar em prática o que aprendeu na faculdade.

Além de ganhar experiência, é possível construir uma rede de contatos, que pode ser muito útil na hora de conseguir um emprego por meio de indicações.

 

  • Capacite-se sempre que houver oportunidade

Participe de eventos, palestras, workshops e faça o maximo de cursos que pudeer.

Durante um processo de recrutamento, conte como determinado curso que você fez auxiliou a sua formação e de exemplos de como a teoria pode ser aplicada na prática ou no contexto da empresa. Isso fará com que os recrutadores valorizem mais a sua candidatura à vaga.

Se você não tiver condições financeiras, lembre-se que existem muitos cursos online que são gratuitos e possuem um conteúdo excelente. Ou seja, para se capacitar basta ser proativo e ter disciplina.

 

  • Viaje

Se você tiver condições, viaje. É a melhor forma de ganhar experiência internacional, e também aperfeiçoar outros idiomas.

Você pode fazer um intercâmbio profissional na sua área de atuação ou um trabalho voluntário. É a oportunidade perfeita para desenvolver competências que são bastante requisitadas no mercado de trabalho.

 

  • Não tenha medo de assumir que tem pouca ou nenhuma experiência

Quem está no início da carreira pode ficar com receio de demonstrar que tem pouca experiência. Por isso muita gente acaba incluindo no currículo itens que não tem nada a ver com a vaga desejada. O resultado disso? O currículo é descartado pelos recrutadores.

Mas você não precisa ter esse receio. O importante é buscar oportunidades que tenham a ver com o seu conhecimento e deixe claro quais são suas habilidades e planos para o futuro.

Calma que é normal também não saber exatamente o que quer. No começo da carreira podem surgir oportunidades em várias áreas e você pode escolher qualquer uma que você quiser. Isso é saudável e estimula o crescimento.

Por isso que muitos programas de Trainee fazem rodízio por vários setores da empresa, para que o jovem profissional descubra do que realmente gosta.


Deixe uma resposta

ou logue-se com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *