Plano de Carreira? Então comece agora seu e cresça profissionalmente.
Já parou para pensar em seu Plano de Carreira? Um futuro profissional promissor não é algo que cai do céu. É necessário foco, determinação e sistematização. Uns chamam essa insistência de sonhos e outros de trabalho árduo. Não importa como você quer chamar, mas uma coisa é certa: tenha as metas e propósitos bem estabelecidos.
“Quando você sentir a necessidade de estabelecer metas profissionais e estiver disposto a ir em busca delas é a hora ideal para investir num Plano de Carreira”.
O consultor também alerta: “aderir às profissões ‘da moda’, buscando carreiras que no momento estão em alta e esquecer suas habilidades e competências para ter sucesso profissional é muito perigoso. Busque uma profissão que tem a ver com sua personalidade e conhecimento, pois não é o título que o tornará profissional de sucesso, mas a paixão e a dedicação que você destina para sua carreira”.
Fique sabendo que os motivos mais comuns que levam um profissional a mudar sua área de atuação: promoção de cargos; aumento de salário e de responsabilidade; transferência de empresa; aquisição ou desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades; experiência no exterior e uma melhoria de vida.
E se não der certo?
Tentou uma carreira nova e não deu certo? Não desanime. É possível voltar atrás e até mesmo contar com o serviço de Outplacement: processo de reinserção do profissional no mercado de trabalho, que é oferecido por algumas corporações, a exemplo da Recruitment. O consultor Alenilson Barbosa explicou que esse processo beneficia tanto o empregado, quanto o empregador.
“Para o funcionário, o benefício é obter apoio de uma equipe de profissionais especializados na área, que o auxilia na recolocação no mercado, investidos pela empresa que vai demiti-lo. Para as empresas, é um diferencial no mercado por dois principais motivos: 1. ambiente de trabalho dentro da própria empresa; já que os seus funcionários têm maior segurança em trabalhar lá, sabendo que, se acaso forem demitidos, terão esse apoio e a organização ganha também por ser considerado uma empresa com responsabilidade social”, concluiu.
-
É importante discutir todas as suas expectativas com a nova empresa antes da contratação;
-
Busque conhecer área de atuação da empresa, qual sua visão e missão;
-
Deixe claro que seu objetivo vai muito além do dinheiro: você quer crescer e está disposto dedicar-se a isso;
-
Invista sempre em qualificação, procure sempre que possível participar de cursos, congressos na área que pretende atuar;
-
Mantenha a energia e o brilho nos olhos. Todo gestor quer uma pessoa disposta a trabalhar. Muitas empresas deixam de contratar bons profissionais, capazes, com potencial, porque eles não conseguem demonstrar interesse na hora da entrevista.