Gestão de crises no ambiente corporativo
Todas as empresas estão passíveis de vivenciarem momentos de tensão ou anormalidade que podem interferir ou até mesmo por à prova sua imagem e credibilidade. Para isso, existe um processo chamado de Gestão de Crises que envolve todos os setores da empresa e centraliza todas as decisões em uma única pessoa: o líder.
Os momentos de tensões nem sempre são negativos. É uma excelente oportunidade para conhecer quem está vestindo a camisa da empresa e até mesmo reavaliar o trabalho.
“Durante o período de crise, mudanças comportamentais são necessárias para todos os colaboradores, porque são esses ‘ajustes’ que vão permitir o redirecionamento para resolução e grandes conquistas”, ameniza o CEO da Recruitment, Alenilson Barbosa.
Como resolver?
Caso a sua empresa esteja passando por um momento de crise, não precisa entrar em desespero. Listamos a seguir, 4 dicas que podem ajudar a tomar as decisões com mais assertividade.
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Procure entender o que aconteceu: é importante diagnosticar em qual setor está a crise e qual a sua causa. Busque conversar calmamente com sua equipe e deixe que cada um de seus colaboradores exponha seu ponto de vista sobre o ocorrido.
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Ser menos crítico e mais ativo: nem sempre o motivo da crise é interno. Um cliente difícil de lidar pode gerar uma crise, até mesmo sem querer. Neste caso, tentar melhorar para que erros semelhantes não voltem a acontecer.
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Resolva o problema: com a identificação da causa da crise, vá direto ao foco do problema e resolva. Vale a pena resolver com cautela e avaliar se é necessário um trabalho contínuo. Se o problema envolver clientes, seja honesto, desculpe-se pelo que foi prejudicado e apresente a resolução.
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Aprenda: avalie com toda equipe o processo desde o início e veja se, de outras formas, evitaria tal conflito. Muito cuidado para não repetir os erros e, se possível, planeje novamente a situação com outro ponto de vista e avaliando novos equívocos.
A imagem da empresa no mercado
A construção de uma imagem se baseia em uma única característica: o relacionamento com o consumidor final. Seja serviço ou produto. “Não é só dinheiro, mas também energia e trabalho. Como gestores, precisamos sempre ter em mente que a nossa reputação depende de nós mesmos e por isso, devemos cumprir o que prometemos ao nosso público”, explica o CEO.