Namoro no trabalho, descubra como lidar com esse desafio - Recruitment

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Namoro no trabalho, descubra como lidar com esse desafio

Casamento ou namoro no trabalho parece ser uma situação simples. Porém, quem convive, lida com grandes desafios diariamente. Por exemplo, quando os diretores de uma empresa são casados, a quem os colaboradores devem se reportar em caso de opiniões divergentes do casal? Com o dia dos apaixonados se aproximando, decidimos abordar sobre o tema “relações afetivas dentro da corporação” e trazer algumas recomendações para que ninguém se prejudique em suas carreiras.

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No exemplo acima, não há uma resposta exata. Cabe ao bom senso dos chefes ter a capacidade de reconhecer a quem compete cada área.

“As opiniões divergentes podem ser levadas à reunião de gestão e, baseada nos prós e contras de cada uma, os gestores podem votar e escolher de forma unânime. O colaborador precisa ter maturidade e a mente expansiva para sugerir ou aceitar uma proposta ‘meio termo’”, disse Aristella Lemos, psicóloga organizacional.

Outro desafio muito comum e necessário é estabelecer a relação de subordinação dentro da empresa. “As relações afetivas no ambiente corporativo colocam o marido e a esposa em condição de igualdade quando não comprovada a subordinação empregatícia”, comenta Alenilson Barbosa, CEO da Recruitment. Um exemplo claro disso aconteceu no Rio de Janeiro, quando a ex-caixa e ex-companheira de um açougueiro entrou com uma ação trabalhista contra a  microempresa, após o falecimento do ex-companheiro. Ela alegou ter vínculo de trabalho com o estabelecimento, mas a justiça não reconheceu porque a identificou na condição de gestora empresarial (entenda o caso com opinião de especialista aqui).

Mas quando o casamento ou namoro no trabalho não é entre a chefia, mas entre os trabalhadores, como deve-se proceder? “Os amantes dentro do ambiente corporativo precisam respeitar o espaço corporativo e do ambiente particular do casal”, alerta a psicóloga que listou as dicas abaixo:

  1. Conheça a política empresarial – muitas empresas não permitem a ligação afetiva entre colegas de trabalho. Informe-se antes de indicar o companheiro para um cargo ou avisá-lo de algum processo seletivo;
  2. Informe sobre o relacionamento – evite fofocas caso esteja se envolvendo com alguém no trabalho ou vai indicar sua outra metade para empresa. Informe a supervisão e reafirme o compromisso de não deixar a convivência interferir nas atividades;
  3. Mantenha o foco nos objetivos profissionais – cada um deve concentrar-se em suas tarefas e responsabilidades;
  4. Seja discreto – apelidos carinhosos são fofos durante a intimidade. No ambiente de trabalho, trate o par como um colega e chame-o pelo nome. Mesmo vale para manifestação pública de carinho e assuntos pessoais.

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