Por que estabelecer planos de salário, cargos e carreiras para seus colaboradores?
A carreira é pessoal e intransferível e cada indivíduo conduz a sua como achar melhor, tornando-se expert em determinado setor ou buscando outras empresas para desenvolver seu crescimento profissional. Do outro lado, como reconhecimento do serviço prestado, algumas empresas oferecem posições cada vez maiores e melhores dentro da corporação ou até mesmo investindo em ferramentas, estudos e estratégias para cessar aos concorrentes, através dos planos de Cargos e Salários.
Mas será que sua empresa está pronta para dar esse upgrade aos colaboradores? A resposta certa sempre será SIM, mas para isso é preciso desenvolver planos de salários, cargos e carreiras. Algumas corporações oferecem diversas possibilidades de seus colaboradores crescerem dentro dela e compete ao setor de Gestão de Pessoas / Recursos Humanos, fazer a atração ou retenção de talentos. “A falta de conhecimento e informação dos planos por parte dos funcionários pode gerar tanto problema quanto a prática efetiva do programa. A insatisfação, desmotivação e altos índices de reversão são as consequências que mais prejudicam”, esclarece o diretor da Recruitment, empresa que presta serviços de Gestão de Carreiras, Alenilson Barbosa.
O planejamento de cargo e salário visa o estabelecimento de etapas a serem seguidas e operações a serem realizadas para que os colaboradores possam atingir a meta, associado aos objetivos da empresa.
“Os PCCS são maneiras eficientes e inteligente de atender às demandas dos ambientes organizacionais, implantando a remuneração justa e ideal aos seus contratados”, explica o CEO.
Para concluir, os PCCS correspondem à organização e obtenção de uma posição sólida para o colaborador dentro da empresa. Esta definição faz com que eles empenhem seus esforços para desenvolver seu capital intelectual e produtivo, tendo nessa empresa um lugar ideal para trabalhar e alcançar seu desenvolvimento pessoal. Veja abaixo quais são os objetivos plano de salário, cargos e carreiras:
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Proporcionar crescimento e desenvolvimento profissional dentro de uma empresa;
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Equilibrar o clima organizacional da empresa por meio da definição harmônica do desempenho de cada colaborador;
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Estruturar a gestão de pessoas dentro da empresa;
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Deixar claro quais são os critérios da empresa em relação aos salários e seus respectivos cargos;
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Definir jornadas de trabalho, jornadas de trabalho especiais e horas extra;
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Analisar a composição do salário de cada cargo, definindo também suas gratificações e benefícios extras.
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