Feriadão: foco na produtividade e dicas para repor as energias.
Hoje é feriado e a primeira palavra que vem à mente é descanso. Descansar é fundamental para a produtividade, pois precisamos de pausas para, em seguida, expressar a eficiência de qualquer negócio. Aproveitar períodos de folga e férias, desligar-se do trabalho, faz parte do processo de recarga de energias para elevar a criatividade.
Quem não vai ter feriado prolongado pode confundir descanso com “ficar largado” no sofá ou dormir durante o dia todo. “Essa forma de relaxar também ajuda, mas o ideal é que você dê um estímulo diferente ao seu organismo. Algo que saia da rotina”, explica a psicóloga Aristella Lemos.
Feriado Produtivo
A psicóloga organizacional, Aristella Lemos, explicou que durante o feriado em casa você pode aproveitar para se informar sobre assuntos de trabalho. “Um dia é pouco para dar conta de assuntos pessoais e ainda pensar em trabalho, mas tem como ouvir um podcast no caminho da praia ou ler um livro enquanto as crianças brincam no parque”, explica a profissional.
Outra forma de ter um feriado produtivo é aproveitar o momento para fazer uma autoanálise. “Quando você pára e avalia sua rotina, vê se seus objetivos estão alinhados com seus projetos e se a sua vida está alinhada a seus valores”, aconselha a profissional.
Se você não tem nada para fazer nesse feriado ou nos próximos, pode aproveitar as seguintes dicas:
-
Teste alguns aplicativos relacionados a trabalho ou produtividade;
-
Reveja as metas do ano;
-
Assista filmes ou séries relacionados à sua profissão;
-
Busque novas formas de conteúdo como um blog, podcast, site, livro etc;
Outras dicas sobre férias produtivas você encontra aqui.
Descanso Necessário
O acúmulo de tarefas, pressão pelo perfeccionismo e foco no trabalho levam ao esgotamento físico e mental. Por isso, a síndrome de Burnout precisa muito ser debatida e discutida nas empresas. Esse mal é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e pelas leis brasileiras como doença ocupacional.
“Essa síndrome vai além do estresse, é como se o corpo e/ou a mente estabelecesse um ponto final e é por isso que o descanso é necessário nos finais de semana, feriados e nas férias”, explica Lemos.
Burnout
O termo burnout vem do inglês “to burn out”, queimar por completo. Ou seja, um desgaste que prejudica os aspectos físicos e emocionais da pessoa. Ele foi criado pelo psicanalista americano Herbert Freudenberger, em 1974, para descrever o problema que ele mesmo enfrentava junto com seus colegas.