Emprego fixo, empreender ou freelancer: qual a melhor opção?
Estamos vivendo o momento que o mercado de trabalho oferece inúmeras possibilidades de monetização: emprego fixo, empreender ou freelancer. Além do tradicional concurso público. A crise fez com que os modelos de trabalho fossem transformados. A visão dos profissionais e, também das empresas, já não é a mesma de cinco anos atrás.
A internet e o acesso a informação lançaram no mercado empreendedores com novas idéias, novos produtos, novas abordagens; reinventou a forma de trabalho autônomo e hoje, as pessoas buscam aquilo que acredita ser o certo. Fazem escolhas mais “livres”. Porém, é possível se aventurar em uma carreira independente e ganhar dinheiro?
Sim. É possível, mas é preciso estar preparado para o momento de transição. Todo ele é lento e cheio de passos inseguros. Entenda o momento e foque suas energias na sua escolha. Aconselhamos nunca fechar portas, se optar em empreender ou “ser freela”.
Emprego fixo, empreender ou freelancer
O emprego fixo proporciona tantos benefícios que se torna difícil deixar toda essa estabilidade “de lado”. Além disso, o trabalhador em regime de CLT possui inúmeros direitos garantidos por lei como: repouso semanal remunerado, salário pago até o 5º dia útil do mês; 13º salário; férias de 30 dias e muitos outros benefícios.
Já o empreender, requer uma maturidade bem elevada para lidar com os altos e baixos. Também precisa de um grau de motivação gigantesco para mergulhar de cabeça nessa jornada. O empreendedor precisa lidar diariamente com a possibilidade de fracasso. Além disso, o único direito que o empreendedor possui é de desfrutar dos lucros, frutos do seu empenho e por isso, para muitos profissionais se tornou um porto seguro.
Ser freela é quase que empreender. Comumente é encarado como um estilo de vida por uns, mas também um momento de vida por outros. Cabe você dar a sua leitura sobre esse momento da jornada profissional. Se você decidiu ser freelancer, abra-se para as oportunidades que irão surgir ao seu redor, divulgue seu trabalho, tenha orgulho da sua decisão e aproveite para amadurecer o lado empreendedor.
Os modelos de trabalho atuais tornam tudo muito fácil porque é possível compartilhar experiências com quem já desbravou quaisquer desses caminhos. Mas, vale destacar que a escolha é exclusiva de cada indivíduo. Cada pessoa deve avaliar o que deseja para si: vale a pena deixar o conforto de uma carteira assinada? A falta de estabilidade será um problema? Não existe fórmula para o sucesso, apenas faça valer a pena. Ponha sua energia apenas naquilo que te faz levantar pela manhã e dormir à noite satisfeito.