Como se livrar do lixo emocional do trabalho?
Lixo emocional é todo aquele sentimento que não foi processado pela pessoa e consequentemente interfere nas relações interpessoais e na satisfação do colaborador com o espaço de trabalho.
Ele pode culminar em absenteísmo, baixa retenção de talentos e prejuízos ao clima organizacional.
Em um ambiente de trabalho é importante reconhecer quando seu time está acumulando lixo emocional. Vamos explicar um pouco mais sobre isso e saber também como é possível evitar o lixo emocional no seu trabalho. Confira!
Empatia é um conceito que deve ser entendido por todo líder. É a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e entender quais são as dificuldades que ela enfrenta, ou seja, qual é a sua realidade.
Quando há acúmulo de sentimentos negativos no ambiente de trabalho, e esses sentimentos são levados para fora do horário de trabalho, acaba afetando todas as relações interpessoais do colaborador.
É importante que a liderança identifique quando isso ocorre e trace planos de ação para melhorar o sentimento da pessoa em relação ao seu trabalho.
Como os líderes podem evitar o lixo emocional da equipe?
Especialistas afirmam que certas informações só acabam sendo transmitidas em um ambiente seguro e privado entre a gestão e o colaborador. Por isso reuniões individuais são importantes.
Mesmo no caso de trabalho remoto, o líder não pode deixar de fazer reuniões individuais com o seu time, pois são nessas oportunidades que ele conseguirá identificar que há um acúmulo de sentimentos negativos, se aquela pessoa está com algum receio, angústia ou uma visão negativa em relação ao trabalho como um todo.
Hoje existem ferramentas que ajudam para que o colaborador possa responder seus sentimentos em relação àquela semana no trabalho. São pesquisas semanais baseadas em emojis que permitem às lideranças entender como o time se sente – e gera insights práticos sobre o que pode ser feito para melhorar.
O colaborador pode registrar problemas pessoais ou pressão excessiva, e essas pautas podem ser levantadas em uma reunião individual, e isso trará mais proximidade entre a gestão e a equipe.
Assim os líderes se tornam melhores líderes e agem com mais rapidez, o que vai contribuir para a construção de um melhor espaço para trabalhar e trazer motivação para toda a equipe.
É importante também estimular reflexões caso identifique que há sentimentos negativos sendo acumulados por parte do colaborador ou da colaboradora.
Como ajudar os outros sem absorver o “lixo emocional”
Não dá para abraçar problemas alheios e assumir a tarefa de resolvê-los. Isso acaba fazendo com que você fique com mais emoções negativas com você.
Você deve oferecer uma escuta sincera e realizar o que está ao seu alcance.
As relações saudáveis são baseadas em trocas harmônicas, ou seja, abraçar o problema da outra pessoa não vai minimizar a sua dor, nem garantir uma solução.
Por isso, evite contágio emocional em excesso, pois ele gera estresse e traz uma carga emocional muito pesada. Procure orientar que o seu colaborador reflita sobre os próprios sentimentos, posturas, reações, mágoas, perdões e o que ele pode descartar para se sentir melhor.